Como escolher o enquadramento ideal para sua empresa
setembro 29, 2016
Felipe Ximenes, da Alto Padrão, concede entrevista para a TV Brasil
maio 2, 2017
Exibir tudo

A tendência do mundo é acabar com os documentos físicos, e isso também vem acontecendo na emissão de notas fiscais por parte dos empresários, onde está sendo deixado de lado aquele bloco de nota para emissão eletrônica e assim ficando em dia com a tecnologia e principalmente com o FISCO que já exige que muitas empresas emitam notas fiscais por meio eletrônico. Com isso é muito importante saber sobre os tipos de nota fiscal eletrônica existentes e a diferença entre elas. Existem quatro tipos, confira!

 

NF-e

Versão mais comum, a nota fiscal eletrônica é utilizada para a venda de produtos que sofrem cobrança de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e sua validação é garantida pela assinatura digital (certificado digital) do emissor e pela autorização da Secretaria da Fazenda do Estado da empresa emissora.

 

NFS-e

Versão bastante comum, a nota fiscal eletrônica é utilizada para prestadores de serviços que sofrem cobrança de ISS (Imposto sobre Serviço) e sua validação é garantida pela assinatura digital (Certificado Digital) do emissor e pela autorização da Secretaria da Fazenda do Estado da empresa emissora.

A NFS-e é a nota fiscal eletrônica relacionada a serviços e seu processamento Serviços).

CT-e

O CT-e é um documento digital voltado o transporte rodoviário de carga interestadual. É uma atividade que move a economia brasileira, esse tipo de serviço demanda um faturamento exclusivo, mais vertiginoso. Ele implica na redução das discrepâncias entre as notas e os produtos transportados.

NFC-e

Destinada ao consumidor final

A NFC-e tem como objetivo simplificar o controle fiscal ao mesmo tempo em que traz benefícios para os empresários, como a redução de gastos e a maior agilidade na emissão da nota fiscal. É um documento fiscal legal que comprova a compra de determinado produto ou serviço e confirma os custos reais dessa transação para efeitos do fisco.

Agora é o momento de se adaptar à tecnologia e modernizar o seu negócio.

Benefício da NF-e

Na época em que os documentos eram apenas em papéis, haviam dificuldades como: altos custos para o armazenamento e riscos de extravio. Agora, este trabalho ficou mais fácil com redução da burocracia. Toda a tramitação de documentos fiscais eletrônicos entre as empresas é fiscalizada eletronicamente pelas administrações tributárias em todas as esferas.

Curiosidade:

O receptor da NF-e deve verifique a legitimidade de todas as notas fiscais recebidas, sob pena da corresponsabilidade tributária caso não o faça, entre outras obrigações. Esta consulta é feita no site da NF-e http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/principal.aspx com o código da NF-e

A emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NFe) é um processo que nem sempre é simples, já que o erro em qualquer um dos campos pode gerar algum tipo de inconsistência. Utilizar um sistema automatizado e que esteja sempre atualizado ajuda bastante.

Além de facilitar a vida dos contribuintes, tornando o processo mais rápido e padronizado, a NF-e favorece a economia de papel e permite uma maior fiscalização por todas as esferas do governo.

A NFe deve ser emitida cada vez que uma transação comercial for estabelecida e deve ser armazenada pela empresa por 5 anos. Sua validade jurídica é determinada pela assinatura eletrônica digital do emitente e recepção e pelo Fisco antes da ocorrência do fato gerador.

Você Sabia que o Fim da Emissão de Nota Fiscal Gratuita será em Janeiro de 2017?

Você que utiliza o Programa Gratuito de Emissor de Nota Fiscais vai precisar buscar uma nova ferramenta. Segundo informação da Fazenda (clique aqui para ler a matéria) o emissor será descontinuado, obrigando aos empresários contratarem empresas especializada nesse serviço para continuar emitindo suas notas.

Se você emite poucas notas fiscais nós criamos um serviço especial, vamos fazer todo o preenchimento das suas notas e usaremos o nosso sistema de emissão de nota fiscal por um custo fixo por mês.

Quer saber mais? Preencha o campo abaixo para entrarmos em contato com você.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *