Se você quer montar uma nova empresa ou você é um Micro Empreendedor Individual e precisa mudar de enquadramento (seja pelo faturamento, por precisar contratar mais funcionários, por abrir sociedade ou por qualquer outro motivo), uma das decisões mais importantes a serem tomadas é sobre o tipo de enquadramento que sua empresa adotará.
Nesta hora, as cinco siglas (ME, EPP, EI, EIRELI e LTDA) podem confundir bastante a cabeça do empreendedor. Por outro lado, se o contador for tentar explicar a diferença em termos técnicos a dúvida tente a aumentar. Ainda sim, se você optar por um tipo de enquadramento incompatível com sua realidade, serão necessários novos procedimentos contábeis, que exigirão mais gastos.
Não há dúvida que no processo de formação de sua empresa, você precisa ser extremamente assertivo no tipo de enquadramento.
Bem, na rotina de um empreendedor certamente você tem centenas de outras preocupações e atividades. Por mais que haja uma grande importância contábil no sucesso de sua empresa, o papel da Alto Padrão contabilidade não é deixa-lo com mais problemas, ao contrário, produzimos essa matéria para facilidade o seu entendimento.
Para ajudá-lo na tomada dessa decisão, preparamos aqui uma proposta que vai te ajudar a identificar o tipo de enquadramento ideal para sua empresa. Para começar a te nortear, recomendamos que a primeira pergunta que você precisa responder é: sua empresa vai ser sócios?
Se você não tiver um sócio na empresa, você poderá optar por duas opções de enquadramento:
Se você for abrir sociedade com outra pessoa, as opções de enquadramento que também se enquadram no Simples Nacional, são:
Além dessas opções, existe a SA – Sociedade Anônima – que no lugar de sócios com cotas, trabalha com dois ou mais acionistas.
Cerca de 80% dos empresários já descobrem o tipo de enquadramento ideal ao responder a primeira pergunta e analisar as alternativas cabíveis. Porém, o faturamento da empresa é a próxima preocupação que um empreendedor deve ter.
Muito superior ao faturamento de um MEI, que não pode ultrapassar sessenta mil reais por ano, o faturamento anual dos enquadramentos citados acima são:
Após decidir qual tipo de enquadramento a sua empresa terá, você já percorreu cerca de 20% do processo de abertura ou transição de CPNJ. Por mais que isso seja considerado um bom avanço, restam ainda 80% do processo para realizar, até deixar sua empresa rodando 100%.
Você mesmo, se tiver tempo, pode realizar grande parte do processo de abertura de uma empresa e/ou da migração de enquadramento. Porém em determinados procedimentos, você vai precisar de um contador.
Nós podemos te ajudar!